Exibir Tudo

A Adolescência e a Escolha da Profissão

JULIA CATTAN – psicóloga e coach

Sabemos que a adolescência é um período de transição e a escolha da profissão faz parte desse momento, pois significa “entrar no mundo dos adultos”.

A questão da escolha profissional representa um desafio em que devem ser levados em conta alguns fatores, como: conhecer a si mesmo, suas próprias habilidades e capacidades e ainda ter o conhecimento do mercado de trabalho e sobre desenvolvimento da carreira na qual se tem interesse.

Com a globalização e a modernização de alguns processos, a diversidade de profissões e áreas de atuação cresce cada dia mais, aumentando também os dilemas dos adolescentes sobre o que escolher.

Muitos jovens, nesse período, recebem uma verdadeira sobrecarga de informações e acabam optando por uma profissão com base mais nos valores veiculados pela mídia do que nos próprios anseios.

Escolher uma atividade profissional é optar por um projeto de vida, ainda que ele seja flexível e que possa ser mudado algum dia.

Os pais devem facilitar essa escolha abrindo-se ao diálogo e dando oportunidade ao adolescente de conhecer suas habilidades e suas motivações, porém nem sempre tem ferramentas para ajudar os filhos de uma forma satisfatória nessa fase.

É nesse momento que um processo de Coaching Vocacional pode auxiliar na descoberta das preferências e propiciar autoconhecimento, autoestima e autoconfiança, facilitando na tomada de decisão ou na escolha da profissão.

É importante ressaltar que o perigo de não descobrir suas habilidades, competências e expectativas é o abandono dos cursos superiores, gerando desperdício de tempo e de dinheiro.

 E como o Coaching poderá ajudar?

 Coaching é um processo onde são utilizados métodos para que o coachee (aluno) possa desenvolver ou aperfeiçoar suas habilidades para atingir um objetivo, no presente caso, a escolha do curso e o ingresso na faculdade.

No processo de Coaching Vocacional, o jovem será levado, através de instrumentos e técnicas específicas, a descobrir sua missão de vida e seus valores, ao conhecimento e desenvolvimento de capacidades e habilidades, além de ser estimulado a responder algumas questões como: O que quer para o futuro? Como se vê daqui a 5, 10 anos? Qual estilo de vida quer levar? Quais as suas expectativas perante o mundo? Qual a importância que quer ter na sociedade?

Durante o Coaching, ele entrará em um processo de autoconhecimento e será levado a descobrir o que realmente lhe interessa, o que desperta sua curiosidade, ou seja, aquilo que lhe dará prazer em realizar.

O Coaching não é consultoria, pois o profissional (coach) não dará respostas ao jovem e sim através de perguntas fará com que o jovem encontre dentro de si soluções para os questionamentos apresentados.

O Coaching Vocacional ou Profissional se destina à qualquer pessoa que apresenta dúvidas ou questionamentos significativos quanto à escolha profissional, ou seja, tanto para adolescentes que estão terminando o Ensino Médio e buscando a sua definição profissional, com a escolha de cursos técnicos ou universitários, quanto para adultos que queiram repensar suas escolhas e encontrar novas possibilidades de trabalho e de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *