Ano novo e promessas antigas? O seu 2015 pode ser diferente!

SIDNEIA PERES DE FREITAS – PSICÓLOGA E NEUROPSICÓLOGA

Ano novo e vida nova! Mais um ano chega ao fim e no último Réveillon você fez mil promessas e pedidos. Agora é o momento de fazer o balanço do ano que está passando e iniciar 2015 com nova postura e metas reais.

A realização dos objetivos vai muito além de pular sete ondas, comer lentilha ou vestir-se de uma cor que represente seu desejo para o próximo ano. Não basta querer, temos que potencializar nossos motores de busca.

Veja 9 dicas de como alcançar seus objetivos em 2015:

• Balanço: é importante realizar uma análise do ano que passou, ou seja, dê notas para todas as áreas da sua vida como saúde, vida profissional, relacionamentos, finanças, entre outros. Com esta avaliação é possível classificar quais são as áreas que merecem mais atenção no ano que vai iniciar.

• Novas metas: pegue um caderninho e pontue seus objetivos para 2015. Não se esqueça de que é importante determinar metas alcançáveis. Escrever suas metas é importante para analisá-las no fim do ano.

• Estratégia: após analisar cada segmento da sua vida e traçar novas metas é importante adotar estratégias assertivas, pois tentativas erradas podem levar ao fracasso da busca do objetivo. Por exemplo: se a sua meta é perder peso é necessário sair do sedentarismo e realizar uma reeducação alimentar com acompanhamento de especialistas e não parar de comer TUDO por três meses e após este período voltar à rotina anterior. Isso implicará em um retrocesso e ao fracasso.

• Qualidades e defeitos: todos têm qualidades e defeitos e estes devem ser analisados. A avaliação dos defeitos é importante para saber onde e como esta característica atrapalhou na busca dos objetivos e por fim mudar de atitude para que os erros do ano que passou não se repitam. As qualidades podem ser aliadas importantes na busca da realização das metas. Autoavaliação é uma chave para o sucesso!

• Relacionamentos: os amigos e familiares são fatores importantes nas buscas das metas, pois estes desempenham papel de impulsionar nos momentos de desânimo e proporcionam o ombro amigo. É importante cultivar sentimentos de amizade e confiança nas pessoas que nos rodeiam.

• Novos amores: muitos iniciam um novo ano com o objetivo de encontrar o grande amor da sua vida. O ideal é buscar relacionamentos que somem, ou seja, não espere que no outro esteja sua felicidade completa.

• Limites: é importante impor-se limites, pois todo ser humano possui seus pontos fracos e buscar incessantemente uma meta pode implicar em uma possível desistência. Algumas metas precisam de tempo e paciência para serem alcançadas. Além disso, impor limites nas pessoas que nos rodeiam é imprescindível uma vez que as relações não se desgastam com situações abusivas. Diga não sempre que necessário!

• Vida profissional: a realização profissional também é a chave para o sucesso. É preciso exercer com amor a profissão, mas se a sua atividade profissional lhe chateia ou causa tédio, busque outras áreas. Esta busca pelo novo pode ser iniciada a partir da análise das suas aptidões. Fazer o que ama sem dúvidas traz um retorno financeiro maior, além da satisfação.

• Lembre-se de você: seu principal objetivo em 2015 é você! Desta forma, nunca se coloque em segundo plano. Pratique atividades que lhe proporcionem prazer, lazer e distração.

Por fim, comemore cada conquista e não desista sempre que encontrar um obstáculo. A busca pode ser árdua, mas o prazer da conquista é indescritível. Tenha um 2015 de muitas realizações!

Posts Relacionados

No Comments Yet.

leave a comment