Autoconhecimento: chave para o processo de eliminação de peso

JULIA CATTAN – PSICÓLOGA E COACH

Perder peso é um desafio uma vez que somos bombardeados por ofertas irresistíveis de alimentações gordurosas, cheias de açúcar e lotadas de calorias que são verdadeiras tentações.

Para resistir aos vilões da alimentação saudável e da reeducação alimentar é preciso ter foco e persistência a cada etapa do processo de perda de peso.

Antes de iniciar um programa estruturado, o paciente deve fazer uma autoanálise e “colocar na balança” as atitudes incorretas, vícios e práticas diárias que levaram ao ganho de peso.

O coaching, técnica de desenvolvimento de habilidades pessoais, é um aliado estratégico na busca dos objetivos. Realizado em etapas, o acompanhamento ajuda a identificar a gravidade da situação, o grau de influência em diferentes momentos da vida, ganhos e perdas e a partir disso traça estratégias e preparo mental para manter o foco e resistir às tentações.

Veja algumas dicas que ajudam a manter o foco e a persistência nos momentos desafiadores:

• Autoconhecimento: fazer uma autoanálise com apontamento dos pontos positivos e negativos, fraquezas e esforços é uma ótima estratégia, pois é possível evitar situações tentadoras e consequentemente o boicote da reeducação alimentar.

• Auto-observação: desenvolver a autocrítica para analisar os erros e saber reconhecer os ganhos também faz parte dessa corrida contra a balança. É preciso ponderar minuciosamente as práticas que levam à derrota e as que te colocam mais próximo a atingir os objetivos.

• Sem radicalismos: perder peso é um processo que requer equilíbrio, desta forma, deixar de frequentar festas com amigos e almoços na casa de familiares só vai gerar uma exclusão social que prejudica o processo de reeducação mental e pode acarretar na perda de autoestima e, consequentemente, em uma depressão.

• Objetivos pessoais: determinar os objetivos pessoais é uma forma de estimular-se a quebrar as próprias limitações.

O processo de perda de peso não deve ser considerado momentâneo, pois é uma mudança para toda a vida. As quatro dicas citadas acima devem ser praticadas constantemente se a pessoa deseja fazer a manutenção do peso e ter uma boa qualidade de vida.

 *Julia Cattan é coach do Programa Mente Leve Corpo Leve da Clínica Sintropia

Posts Relacionados

No Comments Yet.

leave a comment