Envelhecer de forma saudável

Exibir Tudo

Envelhecer de forma saudável

FERNANDA VIEIRA DOS SANTOS LIMA – TERAPEUTA OCUPACIONAL

Envelhecer não necessariamente significa adoecer. No entanto, os cuidados nesta etapa de vida devem ser maiores, inclusive os com a saúde mental. A contribuição de uma equipe multiprofissional (composta por um terapeuta ocupacional, entre outros) é fundamental para melhor acompanhamento neste cuidado.

A Terapia Ocupacional é uma profissão que tem por foco a avaliação do desempenho do indivíduo em suas áreas de vida e como ele afeta suas relações. É sabido que o processo do envelhecimento pode trazer impactos no desempenho funcional e, dessa maneira, cabe ao terapeuta ocupacional avaliar e elaborar, com o individuo, estratégias para minimizar os esses impactos.

A atuação da Terapia Ocupacional junto ao idoso está diretamente relacionada com a promoção da autonomia do mesmo diante das atividades diárias, que, por muitas vezes, foram comprometidas por sequelas de AVC e fraturas; doenças musculares, demências, etc. É função do terapeuta ocupacional amenizar limitações através de adaptações no ambiente no qual este idoso circula, como também estimular e prevenir prejuízos, dentre eles os cognitivos.

Assim, a ação da Terapia Ocupacional tem essencial importância na promoção do envelhecimento saudável do indivíduo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *