O que é e como podemos manter nossa saúde mental

DOUGLAS MOTTA CALDERONI – MÉDICO PSIQUIATRA

Alguns dados recentes sugerem que aproximadamente 20% das pessoas sofrerá uma doença mental em um período da vida por pelo menos seis meses. Esse número é um tanto alto e há diversas críticas à forma como são diagnosticadas as patologias. Há sim, na minha opinião, um exagero de diagnósticos em saúde mental e muitas pessoas que fazem uso de medicações quando não seriam necessárias. Uma certa tendência a medicalizar tristeza, luto, irritação e certos comportamentos que não necessariamente são patologias e mereciam um olhar mais psicodinâmico sobre isso. Já escrevi sobre isso aqui no blog e vou voltar a esse tema, mas hoje o foco deste texto é como manter a saúde mental e falar com outra parte das pessoas, as que tem um certo preconceito e não procuram o tratamento que deveriam procurar ou, muito comum também, fazem o tratamento de forma insatisfatória.

Estima-se que a sociedade americana perde cerca de 250 milhões de dólares por ano como consequências de doenças mentais e uso de drogas. Esse valor com certeza é subestimado. Tenho clareza que perde-se muito mais e que não é computado como doenças mentais, por exemplo algumas patologias clínicas que se agravam ou se tornam mais sintomáticas devido a uma condição psiquiátrica não tratada, como por exemplo a depressão.

Um paciente que tem depressão e câncer, por exemplo, tem pior aderência ao tratamento, quadros de dores mais intensos e efeitos colaterais dos quimioterápicos mais frequentes do que o paciente sem depressão. Por isso é muito importante ter um trabalho conjunto dos clínicos com os psiquiatras e psicólogos hospitalares assim podemos diminuir tempo de internação e aumentar taxas de sucesso do tratamento de diversas doenças. Isso vale para a maioria das doenças clinicas quando há comorbidades psiquiátricas.

O que é saúde mental?

A saúde mental consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamento). Sem negar a realidade. Não estar alienado. Ou seja é a forma como encaramos, processamos e nos relacionamos com o mundo.

Causas dos problemas

As alterações da saúde mental podem ser desencadeadas por diversos fatores como:

Alterações bioquímicas no funcionamento do cérebro. Fatores genéticos podem estar envolvidos com essas alterações levando assim a um funcionamento alterado do cérebro desenvolvendo patologias mentais.

O ambiente externo também é fundamental para saúde e desenvolvimento de transtornos mentais. Família, trabalho, sociedade, traumas ou violências sofridas  interferem demais no funcionamento mental podendo levar a doenças como depressão, ansiedade, transtorno do estresse pós-traumático etc.

Saúde como um todo também é um fator fundamental para mantermos nossa saúde psíquica. Se temos algum limitação, não nos sentimos bem com nosso corpo, temos dificuldades de locomoção ou precisamos conviver com uma doença fatal, não é difícil imaginar que isso interfere no nosso funcionamento mental, ás vezes até positivamente, mas a maioria das vezes gera medo, angústia, tristeza. Essa podem sim ser reações normais perante o adoecimento e a psicologia deve acolher e auxiliar este paciente a enfrentar essa situação, mas também pode se transformar em uma doença como depressão e precisar de tratamento medicamentoso além do psicológico.

As exigências do dia-a-dia e como lidamos com elas não só são um reflexo de nossa saúde mental, como podem ser também gatilhos para ocasionar problemas. A tão falada Síndrome de Burn Out é uma prova disso. Cada vez mais frequentemente encontramos pessoas que desenvolvem esta síndrome que tem características depressivas após uma situação de forte estresse relacionado ao trabalho. Os sintomas dela são dores de cabeça, causados pela própria tensão muscular, alterações do sono e do apetite, desânimo, ressentimentos mais exagerados à situações que antes não trariam prejuízos, aversão a encontrar certas pessoas ou fazer reuniões, sentimento de vazio ou de que tudo é mais complicado do que parece ou que está além da sua capacidade de resolver e finalmente podendo levar a um colapso físico e mental. Mas falaremos desta síndrome especificamente em outro artigo.

Como podemos então manter nossa saúde mental?

Há diversas formas, mas vou citar algumas que são fundamentais:

1. Manter a saúde física: Como vimos a saúde física está muito relacionada com nossa saúde mental e por isso devemos mantê-la. Manter peso, fazer atividade física, não fumar e se alimentar de forma adequada vai muito além de manter nosso corpo em forma, ajuda também a manter nossa mente saudável e por mais tempo. Alterações de memória podem estar intimamente relacionados com tabagismo, nutrição e desequilíbrio das taxas de colesterol e glicemia.
  2. Atividade física: Além de manter o corpo saudável ajuda a socializar, melhorar a autoestima, melhorar padrão de sono e de disposição.
  3. Beber com moderação e se manter afastado do uso de drogas. Muitas doenças podem ser agravadas ou desencadeadas pelo uso de drogas como a maconha e a cocaína, principalmente quando são usadas na fase em que o cérebro está em formação ou seja na adolescência.
  4. Cuidar do ambiente. Tanto ambiente de trabalho como familiar se é um ambiente agradável e de cooperação melhora muito nosso equilíbrio mental. Claro que não dá para gostar de todo mundo, mas podemos evitar atritos, tentar se importar menos e tomar cuidado ao falar com pessoas evitando críticas diretas e desnecessárias que podem ser geradoras de atritos. Ser mais flexível e tolerante. Isso não ajuda só o ambiente, mas ajuda você a ser mais saudável e ter uma mente mais equilibrada.
  5. Se conhecer: Quando nos conhecemos melhor e lidamos melhor com as situações do dia-a-dia, percebemos quando estamos tendo alguma alteração. Sem dúvida esse tópico é muito importante pois assim podemos ser mais flexíveis, colocar objetivos em nossas vidas e lidarmos com as frustrações.

Há várias outras situações importantes relacionadas a nossa saúde mental. Listei aqui as principais para que você possa começar a refletir. E aí, o que pode ser melhorado?