Terapia Familiar

A Terapia Familiar realizada na Clínica Sintropia tem como objetivo ajudar os membros de uma família a se organizarem e aprenderem a lidar com situações diversas a partir do adoecimento de um de seus membros.  Os relacionamentos familiares são considerados centrais e, assim, são determinantes para a promoção da saúde mental e da qualidade de vida dos indivíduos.

 Grande parte das famílias de pacientes psiquiátricos se desorganiza a partir das crises e do diagnóstico. Os familiares se queixam de não saber a forma certa de agir com seu ente adoecido. Além disso, podem surgir conflitos oriundos da dificuldade para lidar com a situação e das diferenças em opiniões e condutas.

 Os familiares do paciente psiquiátrico podem ter dificuldade para assimilar e compreender a situação, além de ser possível que sofram com o preconceito e rejeição daqueles que os cercam.

Considera-se necessária a Terapia de Família quando a nova situação gera uma crise familiar e quando os esforços de seus membros para resolver os conflitos não estão surtindo efeito. Este trabalho visa ajudar a família a construir um diálogo aberto e a encontrar soluções para os conflitos, preservando a integridade e individualidade de cada um.

EQUIPE SINTROPIA – Marina Z. Barbi Franco de Camargo – psicóloga