Tratamento do tabagismo

DRA. KARINA A. P. LEITE CALDERONI – MÉDICA PSIQUIATRA

Hoje em dia todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. As informações sobre os malefícios do cigarro são amplamente divulgadas na mídia, em campanhas e até mesmo nas embalagens do produto. Mesmo assim, o tabagismo ainda é um problema tanto na saúde pública, como na vida privada de milhões de pessoas no mundo.

Por conhecerem as consequências negativas do tabagismo, muitos fumantes tentam deixar o cigarro por conta própria, no entanto, apenas 3% deles conseguem esse objetivo a cada ano (dados do Ministério da Saúde).

Por isso, muitas pessoas tem procurado a Clínica Sintropia buscando uma ajuda profissional para parar de fumar. Algumas chegam esperando que um remédio seja a cura do problema. Outras tem muito medo dos sintomas de abstinência (aqueles que aparecem quando param de fumar, como dor de cabeça, tontura, ansiedade, irritabilidade, alteração de sono e apetite, falta de concentração). Algumas vem por indicação de um médico de outra especialidade (clínico geral, cardiologista ou ginecologista, por exemplo). A grande maioria já tentou parar de fumar pelo menos uma vez e não conseguiu.

Afinal quais são os tipos de tratamento para o tabagismo e como a equipe da Sintropia pode ajudar?

- Abordagem cognitivo-comportamental:

É um conjunto de técnicas que visam ajudar o paciente a reconhecer e modificar pensamentos e comportamentos relacionados com o hábito de fumar. Os componentes essenciais dessa abordagem são a detecção de situações de risco de recaída e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Exemplos de estratégias desenvolvidas são a auto-monitoração, o controle de estímulos, o uso de técnicas de relaxamento e o treinamento de habilidades para lidar com o estresse.

- Farmacoterapia (tratamento com remédios):

Alguns remédios podem ser utilizados como um apoio para alguns pacientes, como uma forma de facilitar a abordagem cognitivo-comportamental, que é a base do tratamento e deve sempre ser utilizada. Apesar de terem eficácia comprovada como adjuvante ao tratamento, não devemos esperar que os remédios sejam a “cura” do problema e nem a solução “milagrosa”. Nem sempre é necessário o uso de medicamentos e a indicação deve ser feita pelo médico, que vai decidir de acordo com a gravidade da dependência e a presença ou não de contra-indicações clínicas para o uso de remédios.

- Coaching:

O coaching é o conjunto de procedimentos e ações que visa ajudar a pessoa a atingir uma meta ou um objetivo. Geralmente uma pessoa procura o coaching quando precisa de algum tipo de mudança em sua vida, mas não se sabe quais os meios para fazê-lo. Assim sendo, o uso de técnicas de coaching pode ajudar muito os indivíduos que buscam o tratamento para tabagismo, pois se trata de um processo em que se aprende a identificar seus desafios, seus pontos fortes e o que deve ser mais desenvolvido, além de estimular a ação, para que se possa atingir o objetivo principal, que é parar de fumar. O coaching sempre deve ser associado a outras formas de tratamento (como as mencionadas anteriormente) para haver um índice maior de eficácia.

- Assessoria Esportiva:

O papel da atividade física no tratamento do tabagismo é bastante importante. Algumas pessoas tem certa resistência em começar a praticar algum esporte, pois quando ainda estão fumando normalmente tem mais cansaço, não tem fôlego para nada, sentem-se incapazes e com uma baixa auto-estima. Porém no dia-a-dia, observamos que aqueles que praticam alguma atividade tem um sucesso muito maior no tratamento. A prática de exercício ajuda muito, não só pelos benefícios físicos já conhecidos (resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora), como pelos ganhos no âmbito emocional (melhora da ansiedade, minimiza o possível ganho de peso ao parar de fumar, melhora a auto-estima, proporciona mais motivação para continuar o tratamento).

O mais importante é que as pessoas saibam que o tabagismo tem diversas formas de tratamento e que, quando essas abordagens são combinadas entre si, a chance de sucesso é muito maior. Pode parecer difícil e muitas vezes é mesmo, mas com a ajuda profissional essa caminhada pode ser mais tranquila e o seu objetivo pode ser alcançado. Podem contar com a nossa equipe!

Posts Relacionados

No Comments Yet.

leave a comment